1 de janeiro de 2008

Balanço do Ano

Praia Grande, 1º de janeiro de 2008.

Caros Leitores,

Antes de mais nada, o responsável por este Blog, eu, deseja a todos que 2008 seja um ano de realizações. Que não esqueçamos que para ter paz e prosperidade nós precisamos trabalhar por isso.

Gostaria de fazer um balanço desse pouco mais de um mês do nosso Blog. Ganhamos tamanha notoriedade depois que a Rádio Bandeirantes de São Paulo, através do radialista José Nello Marques, ter feito um comentário sobre o Blog e recomendando-o aos ouvintes e ele acabou dando o endereço do mesmo. Diante desse fato, que agradeço a Rádio Bandeirantes, eu me senti obrigado a ter uma maior acurácia do que informo, respeitando sempre o contraditório - por isso eu fiz questão de não moderar os comentários permitindo que cada um escreva o seu pensamento cabendo aos leitores julgar a boa fé ou não do seu autor. Abri também a possibilidade para que pessoas que não queiram se identificar possam se manifestar.

O que pude observar, e no último dia do ano eu fiz questão de fazer esse levantamento, que pouca coisa foi feita para sanar os problemas expostos aqui. Os fatos positivos são que o banco que encontrei apodrecendo - e que foi o motivo de eu ter criado esse Blog e até saiu no jornal A Tribuna - foi consertado, como muitos outros bancos que depois encontrei deteriorados também foram consertados - exceto um que por acaso fica no calçadão quase na frente do prédio onde o Prefeito mora; na Ciclovia, boa parte dos buracos foram asfaltados; aquele ponto que fica na Vila Mirim, onde nem chão havia para os usuários esperarem de pé, como noticiamos, agora tem um chão, mas não tem abrigo. Quanto ao restante dos problemas, tudo está na mesma ou pior. Todas as ruas, todos os buracos que levei ao conhecimento do leitor desse Blog estão do mesmo jeito. As armadilhas - dos canos - estão lá e estão fazendo estragos como reportei. Os cachorros continuam na praia dividindo espaço com os banhistas. E aquelas placas de aço estão abertas. Nada foi feito com relação às tampas que estão afundando nas ruas e na ciclovia.

Nessa semana de Ano Novo, percebi que o turista que vem a Praia Grande é um masoquista. Sim, uma pessoa que trás a sua família para ficar 5 horas num trânsito, com sol escaldante, sujeito a roubo nas estradas; percebe que não tem água para tomar banho ao voltar da praia cheio de areia; vai à padaria ou supermercado para comprar água mineral (para tomar banho) e percebe que os comerciantes aumentaram o preço de tudo; vai passear com a família de carro - com grande chance de cair num buraco (social) da Prefeitura - encontra trânsito para todo lado que vai e também vê tudo quanto é de irregularidades - mas não vê um único fiscal de trânsito para pôr ordem na casa. Só pode ser masoquista. Infelizmente já tivemos mortes por motivos banais. A dessa semana foi de uma moça ter morrido em sua motocicleta por causa de uma linha de pipa (só no Brasil mesmo). Tivemos aqui na Vila Tupi falta de luz. E se não bastasse tudo isso, um ataque sem precedentes de águas-vivas vitimou (e ainda estão lá vitimando) centenas de banhistas em toda orla. E ontem, assistindo a TV Bandeirates, que levou a todo o Brasil, mostrou a incapacidade administrativa de se atender a essas vítimas queimadas por água-viva nos pronto-socorros de Praia Grande.

Faço um apelo ao Ministério Público ou a quem de direito puder, que se analise esta situação: a Praia Grande é governada por construtores. A construção civil é a toda poderosa dessa cidade e quem está por trás disso visa somente o lucro. Acredito que há muito tempo já se esgotou a infra-estrutura da Cidade para atender tanta demanda que geram os novos imóveis. Onde havia quatro casas, quatro famílias, por exemplo, agora existem prédios com centenas de apartamentos, centenas de famílias, que demandam por muita água, energia elétrica, consomem mais, jogam mais esgoto e lixo fora, sem falar nos prédios com piscinas que demandam por mais água e proprietários de carros que precisam de mais estacionamentos. Ou seja, estão construindo para todo lado e não estão analisando o impacto que essas construções provocam na Cidade e nos seus cidadãos. E pior, não vejo por parte da Administração qualquer atitude para atender essa demanda por serviços de necessidade pública (que são urgentes).

Vários e-mails recebi pelo franz.josef@estadao.com.br dando sugestões e a maior delas é fiscalizar a Administração quanto à corrupção e mal uso do dinheiro público. Agradeço a todos pela confiança. Mas isso fugiria do objetivo desse Blog que é mostrar a falta de preparo de nossos governantes cumprirem as leis que cria e conservar o patrimônio público. O que posso fazer é compartilhar o know-how que tenho sobre criação de blogs e o modus operandi para tocar um blog (reportagens, fotos, redação, divulgação, etc.). Outra coisa que perguntaram foi de eu ser político e eu afirmo: não sou político, não sou filiado em nenhum partido, sou apenas um pagador de impostos, que como todo brasileiro, está aborrecido por pagar tanto e receber pouco ou nada de contrapartida. E em terceiro lugar ficaram algumas reclamações de eu não ir ao que chamam de Zona 3 - que são os bairros além da Marginal. Eu realmente não vou porque não tenho tempo. Trabalho em Cubatão e chego às 18h00. Saio com minha bicicleta pela orla - que nem é por causa do Blog mas para se exercitar. Se alguém quiser ser o nosso "informante" com relação a esses e outros bairros, pode me escrever que passo por lá assim que puder, ou você mesmo, se quiser, pode tirar uma foto no tamanho 640x480, escrever seu texto, e nesse caso, dar o nome completo, que eu publico aqui.

Gostaria de dizer que esse Blog é agora monitorado pelo Google Analytics que é um serviço que analisa quantas pessoas acessaram o Blog, como chegaram até aqui e de onde são. Eu vou disponibilizar os resultados toda semana e o link para o download do documento em PDF fornecido pelo GA vai ficar no menu ao lado. Vejam que gente de todo mundo passou por aqui. Dos Estados Unidos ao Irã, do México à Grécia.

Por fim nossas promessas e esperanças...

Todos fazem suas promessas no primeiro dia do ano. Eu vou trocar a palavra promessa por objetivo. Quero reunir em torno das idéias desse Blog pessoas que queiram agir. Agir de forma passiva protestando contra o que achamos injusto, incoerente com o bom senso, negligente e incompetente por parte da Administração. De forma apartidária, penso que podemos nos unir e ir à Câmara, à Prefeitura, à Imprensa e fazer valer os nossos direitos. Eu não acredito que a gente pode esperar que alguém fará isso por nós - ainda mais por parte dos políticos de nossa Cidade. Então isso partirá de nós mesmos e esse é o meu objetivo para 2008.

Franz Josef Hildinger

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Franz pela iniciativa!
Moro em Praia Grande, trabalho aqui e estou decepcionada com essa situação que não muda. Incrível. Sujeira, terrenos abandonados com água parada, bocas de lobo entupidas, gerando mal cheiro, lixo espalhado pelas ruas, falta de água, dengue, péssimo atendimento nos PSs... caramba, essa lista ocuparia todo espaço disponivel.
O morador tem que fazer algo para modificar isso.
Não acredito que o morador da terceira zona esteja satisfeito, se não falta água lá, é pq o turista não vai pra lá...
Obrigada e um excelente 2008!!!
abçs
Neusa Maria

Anônimo disse...

Parabéns por seu trabalho. Eu gostaria muito de integrar um grupo que levasse esse projeto adiante. Tenho reclamações e sugestões a fazer. Aliás, vou enviar a você um e-mail com texto escrito à rádio Bandeirantes. Aprovo a tentativa de serviço público daquela emissora, mas eles estão só pensando nos turistas que usam e abusam de nossa cidade. Sou a favor de uma campanha educativa para turistas e para os moradores também, com enfoques diferentes, mas visando o bem comum. Conte comigo.

FRANZ disse...

Olá Neusa e Sônia,

Agradeço pelas palavras e pelo entusiasmo. Eu recebi o seu e-mail e já o respeito, Sônia. É muito importante ter alguém do Casqueiro aqui porque não conheço ninguém daí. Vamos somar forças e publicar os problemas daí também.

Faço votos que outras pessoas de outros bairros se unam a nós. Vamos criar uma corrente do bem e lutar por uma Praia Grande limpa, conservada e que venha a valer o que está escrito na bandeira brasileira: ORDEM E PROGRESSO!

Anônimo disse...

:D Olá Franz seja bem-vindo e feliz 2008! Espero que juntos possamos ajudar a Praia Grande melhorar! Veja meu blog em: http://novas.blog-se.com.br

Anônimo disse...

- OI FRanz, estava lendo a Tribuna e interessei pelo seu blog. Moro em Praia Grande e vivemos o caos da nossa cidade. Infelizmente nossos politicos são inoperantes e meros colocadores de nome em rua, não enxergam um PALMO A FRENTE DO HOLLERIT. Aqui na Guilhermina como em todos os bairros, o que se ve é uma cidade largada, onde os turistas invadem e a Prefeitura se preocupa apenas em fiscalizar se tem vendedor ilegal nas praias (uma fonte de renda desprezada pelo municipio) haja vista tantas kombis desfilando pela orla como gatos atras de ratos. Parabens pelo seu trabalho. Praia Grande necessita de pessoas como voce.

FRANZ disse...

Quero agradecer muito a todos pelos elogios que para mim é um incentivo a mais para eu continuar esse trabalho que é uma forma de contribuir como cidadão ao bem-estar de minha cidade. Agradeço aos meios de comunicação que estão me apoiando. Novamente a Rádio Bandeirantes destacou o Blog na semana passada, e a Tribuna, por publicar as minhas mensagens. Quero dizer que sou leitor assíduo da Tribuna e gosto muito desse jornal porque é por ele onde podemos nos informar de nossas cidades da Baixada Santista e manifestar os nossos pensamentos. Só gostaria que a Tribuna melhorasse o fórum do site dela porque é muito fraquinho :-)