17 de agosto de 2009

Ciclovia Mal Projetada Aborrece Ciclistas em Praia Grande



As imagens falam por si só e já até chamou a atenção dos vereadores. O que falta para resolver o problema não é dinheiro mas inteligência. Espero esta reportagem venha a somar com as vozes de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e lazer.

10 comentários:

Maria Del Carmen disse...

A passagem da ciclovia - que dizem não existir, mas que existe de fato para o início da outra ( bem mostrada no final do seu video )está localizado no pior lugar, pois está numa curva onde desembocam tres vias de grande circulação. Uma da rotatória, outra da Av. Principal - a Av. Pres. Costa e Silva e a outra a Av. Marechal Mallet.Pessoas todos os dias arriscam sua vidas nesse local, pois não há outra alternativa próxima. Sem contar que a faixa em vermelho existe , induzinho o cilista a atravessar alí mesmo.
Como voce emsmo disse: é preciso fazer uma revisão do sistema o mais urgente possível.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de PG disse...

A prefeitura de Praia Grande informa que há uma ciclofaixa na calçada do Palácio das Artes, sinalizada com coloração diferente do restante do calçamento. A placa indicando a proibição do trânsito de bicicletas está relacionada à Avenida Ayrton Senna e não a calçada que possui ciclofaixa, onde o tráfego de bicicletas é permitido.

Vale lembrar que a ligação cicloviária entre o Shopping e o Palácio das Artes ainda é provisório já que a prefeitura possui projeto de remodelação para a Avenida Ayrton Senna, com passagem em desnível para eliminar os congestionamentos que se formam na via. Neste projeto está prevista a construção de ciclovia que será interligada à que dá acesso as faixas especiais para o trânsito de bicicletas nas Marginais Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas.

FRANZ disse...

Maria e Imprensa de Praia Grande,

Obrigado pela manifestação que só enobrece o nosso trabalho voluntário de procurar melhorar a vida de quem mora ou está de passagem por Praia Grande. Esperamos que aquela ciclovia improvisada seja revista porque como vocês viram o problema é grave. Peço também, se possível, um comentário sobre a falta de um bicicletário na reportagem que fiz e se há possibilidade de conversar com a direção do Shopping para providenciar uma.

Marcus disse...

Enviei um projeto de ciclovia para prefeitura de praia grande (pois embora nao trabalhe por ai me desloco de são vicente para mongagua todos os dias e cruzo este municipio de ponta a ponta) e para todos os vereadores e ninguem nunca respondeu em um total descaso comigo com a população na região do boqueirão as ciclovia ligam nada a lugar algum e não tem acesso, somente este sendo feito onde a entrada de carros principalmente nas ciclovias das marginais, resultando em pessoas circulando ao lado da ciclovia

FRANZ disse...

Quieto,
A sua ideia deve ser muito boa e econômica, por isso não quiserem saber dela. Eu deixo este Blog a sua disposição e se você entender que seria interessante o povo saber, vamos publicar aqui as suas ideias. As eleições estão vindo e certamente um político inteligente está atento ao que pode melhorar o bem-estar da população. E parabéns você como cidadão brasileiro que se interessa pela necessidade das outras pessoas mesmo não morando na cidade em que pretende ajudar. É raro encontrar gente assim. Abraços.

quieto disse...

achei a imagem que enviei para eles assim que eu achar o texto posto aqui
http://br.geocities.com/marcus_lisboa/ciclovia.jpg

Maria Del Carmen disse...

A Tribuna fez uma matéria hoje sobre as ciclovias.
Pelo menos não estamos sós nas nossas observações.

http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=432408&opr=104

FRANZ disse...

Bom trabalho da Tribuna e essa reportagem só vem corroborar e dar respaldo às reportagens aqui publicadas. O Secretário foi infeliz ao culpar o povo por andar na contramão como se houvesse inteligência naquele trajeto entre o Palácio Alugado das Artes e o Shopping que não tem bicicletário. Lamentável que tenhamos gente assim para tomar conta dos interesses da população.

osmeuscaminhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
osmeuscaminhos disse...

Caros amigos estive em Praia Grande de bicicleta no dia 16set2009, e apesar da grande km de ciclovias em Praia Grande, tive uma surpresa desagradável justamente no Shopping da cidade (Litoral Plaza). Não me surpreende que a calçada do dito local, pois eu os consideraria como “os inimigos dos ciclistas”. Entrei no Shopping com minha bike, estava desmontado e quando passei pela entrada central, fui assediado por uma segurança, que não era permitido o uso da bicicleta dentro do local, aleguei que como estava desmontado e seria (de acordo com a lei) um pedestre, a segurança disse que eu deveria sair imediatamente, informei minha indignação e como ex-cliente (pois, após o fato não compro nunca mais no local) sairia e não retornaria. A caminho da saída fui novamente abordado por um segurança motorizado e armado que disse que deveria sair do local. Disse que já estava informado e como estava sem algum meio de transporte aéreo, estava a caminho da saída. Questionei como faziam os clientes que compram uma bike no supermercado ou lojas e ele não soube me informar, dizendo que como é um local privado, cria suas próprias leis, contrariando as leis municipais, estaduais e federais (SIC). Só me resta lamentar, pois tanto eu quanto minha família, colegas de trabalho e amigos tem um poder aquisitivo interessante a eles e repudio o tratamento dado a todos os ciclistas de todas as classes sociais e proclamo a participar do Dia Sem Carro na próxima terça 22set2009 e não consumam em locais que são inimigos das bicicletas.