19 de janeiro de 2009

42 Anos de Emancipação



Pouco o que Comemorar

Existe um vídeo que o pessoal da Prefeitura passa para aqueles que a estão visitando. Mostra o que era Praia Grande antes do Mourão. Mostra o lixo na praia principalmente. Se a gente ir à praia entre o Natal e o Ano Novo vai ver que nada mudou. Aliás, estou atrás desse vídeo porque quero contestá-lo segundo por segundo, se alguém o tiver e puder encaminhar para mim eu ficaria muitíssimo grato.

Mas o assunto aqui é o aniversário de Praia Grande. 42 anos nas costas. Deveríamos ficar felizes se todas essas obras fossem conservadas (obras é o carro-chefe daqueles que acham que Praia Grande melhorou). Nesse mais de um ano de reportagens eu elegi a Rua Presidente Sarmiento na Vila Tupi para "festejar" esse aniversário. Trata-se de um exemplo de como Praia Grande é na prática. Vejam o vídeo.

Eu não canso de bater na tecla de que as reais prioridades da população estão sendo ignoradas. Eu não me conformo da forma como é gasto o dinheiro público e muito menos a quem é pago esse dinheiro. Se eu pudesse pedir alguma coisa ao novo Prefeito Roberto Francisco, pediria que desse um jeito de se fazer cumprir todas as leis municipais existentes. Que mandasse uma cartilha aos proprietários de imóveis dando um prazo de um ano para regularizar calçadas, edificações, tudo que está no Código de Obras. O nosso Código de Posturas é maravilhoso, coisa de primeiro mundo, mas se fosse cumprido. Temos que ser mais rigorosos com a vigilância sanitária fazendo com que o consumidor tenha certeza de estar consumindo alimentos ou produtos livres de deterioração ou contaminação. Em resumo, como não se vai acabar com tudo que foi feito, vamos conservar todos os bens públicos, vamos fazer com que aumente o cumprimento das leis. Vamos ouvir mais a população e os seus problemas (e resolvê-los).

Não posso deixar de comentar a respeito dos episódios que acontecem em todas as temporadas (e fora delas também) que é o vandalismo e a depredação dos bens públicos, e mais a falta de segurança. Eu acho um absurdo culpar os turistas. Isso é tirar o foco do problema que é o da incompetência daqueles que deveriam zelar por nossos interesses e foram eleitos para isso. Em qualquer lugar do mundo, quando se souber que não há segurança, sempre haverá aqueles que têm tendência ao desvio de conduta de se manifestarem. Por isso, é preciso criar uma logística de segurança para que se diminua os problemas supracitados. Fazer parcerias com a polícia e quem sabe com a própria população que seria também uma bela observadora da cidade para alertar a autoridade policial de problemas que estiverem ocorrendo.

O prefeito novo tem tudo na mão para fazer um governo de superação podendo dar ao luxo de inovar haja vista o poder que a situação tem na Câmara, ou seja, uma maioria folgada para investir na audácia que Praia Grande precisa para se destacar no âmbito do bem-estar social e da satisfação plena de viver nesta Cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Franz

Realmente esse video resumi um pouco do estado quem se encontram as ruas de Praia Grande, estou montando um arquivo com varias fotos de todas as ruas de Praia Grande que tem problemas com asflato, buraco e calçadas...

Esta rua mostrada em seu video, fica na rua anterior a minha...acredite, ela é melhor que a minha!

Você sabe porque o asfaldo de PG é assim? Porque quem presta esse serviço é a Latina, mesma empresa que a Termaq, ou seja, qualidade nenhuma...

FRANZ disse...

Eu gostaria de saber se existe um tempo de duração para a camada asfáltica porque eu gostaria de fazer uma denúncia no Ministério Público sobre a qualidade do asfalto aqui em Praia Grande. Eu também tenho fotos de buracos que foram asfaltados e em menos de três meses o buraco reaparece do mesmo jeito que estava, ou seja, o asfalto saiu como se fosse uma farofa levada pela chuva.

Se quiser colaborar com suas fotos aqui, o espaço é todo seu.

Anônimo disse...

Franz,

Na verdade, o asfalto tem sua duração de acordo com a camada colocada. Como 99% das licitações de asfalto, misteriosamente, são vencidas pela Termaq (aquela que os bem informados já sabem), em uma licitação de 10cm de asfalto só é colocado 5cm de asfalto. A economia é dividida entre a empresa e o chefe da gangue.
Por isso os asfaltos são péssimos, pois nunca é colocada a camada licitada. É só fazer um teste em uma rua que esteja sendo asfaltada.
Agora que vem o pulo do gato. Quem é a empresa que tem um contrato de mais de 20 milhões para tapar os buracos da rua? Adivinhe. Claro, é a termaq, e ai o ganho é em dobro, entendeu?
Isso é a zona que se transformou a Administração Pública de Praia Grande, e que os eleitores mantiveram no poder por mais 4 ou até 8 anos, quem sabe.

Carlos Xavier disse...

Gosto muito de Praia Grande. Mas na minha rua (Rui Barbosa-Cto. Forte) esses dias estava uma equipe de reportagem gravando sobre um buraco que está lá há muito tempo. O Pessoal estava com bolo e tudo mais para comemorar o aniversário do buraco. Alguém sabe onde posso encontrar a reportagem?
Abraço.
xaviercajn@hotmail.com

FRANZ disse...

Eu vi essa reportagem na TV Tribuna. É fácil encontrar esse vídeo. Está aqui:

http://tvtribuna.globo.com/videos/default.asp?video=27800&dt=15/1/2010