28 de fevereiro de 2008

Falha de San Andreas Corrigida

Em 09/01/2008 foi chamado a atenção dos leitores do blog para um fato inusitado que ocorreu na Vila Mirim. Era um corte feito na calçada como se houvesse ali um deslocamento de placas tectônicas. Chamei esse problema de "Falha de San Andreas".




A Prefeitura resolveu o problema. O "rasgo" foi fechado e colocaram pedras para ficar como antes.Seria bom se tivessem lavado a calçada para tirar as marcas da reforma (mas isso seria pedir demais).

27 de fevereiro de 2008

Buraco Fechado

Essa foto foi publicada em 25/01/2008...











E agora o buraco encontra-se fechado. Essas fotografias são boas para as autoridades investigarem a qualidade do asfalto a fim de saber o quanto tempo ele dura.

26 de fevereiro de 2008

Problema Quase Resolvido

Essa foto foi publicada em 01/12/2007...








E agora o lugar está assim como você pode ver. Não resolveram o problema, mas agora os usuários têm piso acessível para esperar o ônibus em pé ou cadeiras para esperar sentados. Está certo, está certo, ainda não colocaram um abrigo contra o sol escaldante e a chuva. Um dia o contribuinte vai aprender que ele que está pagando tudo isso e vai exigir os seus direitos!

24 de fevereiro de 2008

Editorial

Fechando mais uma semana de existência do Blog, resolvi retomar por onde iniciei as reportagens a fim de verificar se existe alguma utilidade real desse trabalho de registrar os fatos que encontro em Praia Grande e publicá-los aqui. Sempre faço questão de agradecer a Rádio Bandeirantes e o jornal A Tribuna de Santos pelo apoio em divulgar o Blog pois são empresas que têm como objetivo a luta pelos direitos do cidadão, que informa e presta serviços de utilidade pública. A função das minhas investigações não é só expor os problemas, mas de provocar soluções das autoridades ou empresas que oferecem serviços de necessidades básicas da população. Também não há qualquer hesitação da minha parte em criticar nós mesmos, o povo brasileiro, quando nós também nos tornamos uma variável negativa dentro de um sistema que deveria prezar pelo bem estar social e pela proteção ao meio ambiente.


Há de haver um dia que a população brasileira abrirá mão da malandragem, de querer se dar bem sempre sem querer perder nada. Só assim teremos condições de votar em gente de bem, gente trabalhadora, gente competente, gente desprendida dos valores terrenos, materiais e sensuais, enfim, em políticos que representem fielmente a maioria dos brasileiros.

23 de fevereiro de 2008

Caverna da Vila Mirim

Conforme prometido, vou falar de um buraco que foi sugerido através de nosso e-mail. O buraco fica na Vila Mirim, muito próximo do heliporto da Polícia Militar (rua Rosa Marli de Souza). Clique aqui para ver onde fica. Eu não consegui identificar quem é o "pai" do buraco mas tudo leva a crer que é da SABESP pois parece uma galeria de águas pluviais. O lugar é bonito. A rua tem verde para todo lado. As casas são de bom padrão e conservadas. Acredito que o IPTU ali não sai barato. Eu culpo os responsáveis por não fechá-lo, mas o verdadeiro culpado e o cidadão ladrão. Esse sim, se aproveita de um país sem lei e sem ordem para tocar a anarquia. E nem me venha falar de falta de desemprego.

Clicando na imagem você poderá ver no fundo a Polícia Militar. Eu diria que se ali fosse uma cadeia, esse buraco poderia ser incluindo no rol dos buracos de fuga dos presidiários de São Paulo.

Localização do Buraco:

Lat. 24°02'04,51" S
Lon. 46°29'43,46" O




Uma criança ou mesmo um adulto poderiam cair aí e morrer. Numa chuva, com esse buraco cheio, nem o Super-Homem poderia enchergá-lo... Se fosse possível, talvez a melhor forma é fazer uma tampa de concreto para vagabundo não roubá-la.

17 de fevereiro de 2008

Editorial

A semana que passou ficou marcada por alguns fatos que saíram na imprensa. O principal deles foi a nossa "tropa de elite" aparecer na mídia nacional fazendo o papel protagonista de violação dos direitos constitucionais do cidadão brasileiro. Mas não os culpo. Culpo seus chefes e a administração pública que não os prepararam de forma adequada para tratar quem os critica. Temos que dar um basta nessa fórmula medieval de tratar os oposicionistas e aqueles que querem fazer os seus direitos valerem. Temos que reclamar. Temos que ir à Corregedoria, ao Ministério Público, à Imprensa (que ao meu ver é o poder mais importante já que não acredito na Justiça Brasileira). Não é sob ameaças que vão coagir a sociedade praiagrandense ou a brasileira. Quem quiser ver o vídeo dos policiais, pode acessar o YouTube clicando aqui.

Outro problema, que ao meu ver tem a ver com o objeto do nosso Blog, a conservação, ocorreu no bairro do Boqueirão, na Av. Presidente Costa e Silva (nome de ditador), onde a marquise que colocaram lá caiu. Felizmente não houve vítimas. Na TV Tribuna vi um representante da Prefeitura dizendo que o problema não era de conservação... Mas o que foi então?

Outro fato importante para a Praia Grande foi a inauguração da Escola Roberto Mário Santini no bairro da Guilhermina. Vamos ver o que vai sair dessa escola... e, pede-se ao alunos que respeitem o dinheiro público e mantenham aquela escola limpa para as outras gerações.

Semana passada fiz um apelo aos leitores do Blog para que me escrevessem dando localização de buracos e recebi muitos e-mails. Um dos endereços chamou a minha atenção pela calamidade que encontrei. Então durante a semana vou falar sobre esse buraco que está aí ao lado e vocês vão concluir sobre o tipo de gente que está nos governando.

16 de fevereiro de 2008

Para Que Essa Gincana?

Na ciclovia paralela à Expresso Sul (ES) você vai encontrar essas gincanas. Tentei entender o porquê da existência delas e não consegui. Elas aparecem quando há um acesso ou um saída da ES para as vias laterais. O que vejo é que isso causa uma insegurança aos ciclistas pois se vem outro em sentido contrário, ninguém sabe o que fazer. Ao meu ver essa gincana é totalmente inútil.

12 de fevereiro de 2008

A Curva Reta

Não dá para alegar falta de experiência num projeto de ciclovia até porque o bom senso existe mesmo em quem não tem formação universitária. Veja o desenho dessa curva. E não é só essa curva (reta) que existe, são várias. As pessoas se chocam, se machucam, aquelas senhoras idosas que andam com triciclos não conseguem passar por essas curvas. Talvez o problema seja as escolas de Engenharia e Arquitetura que não sabem ensinar como a fazer uma curva.

9 de fevereiro de 2008

Vergonha na Tupi

Esse buraco é mais uma das vergonhas que acontece em Praia Grande. Quem vê, parece que ele está assim desde ontem, mas está lá há muito tempo. Será que nenhuma autoridade municipal passa por lá e não vê a esculhambação que está? Será que nós munícipes só vemos os nossos representes em época de eleição?

Eu gostaria de fazer um apelo a todos os leitores desse blog para que me informe dos buracos que vocês encontrarem. Tem que ser buracos grandes assim. Eu quero reunir 50 deles para entrar com um processo contra a SABESP e a Prefeitura junto ao Ministério Público. Façam-me esse favor. Informem-me o local onde fica o buraco que vou lá fotografar e deixem o resto comigo.





Esse buraco está ao lado dessa tampa. Coincidência? Essa indecência fica na esquina da Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas (Marginal) e a Rua Juriti.

Lat. 24°01'05,59" S
Lon. 46°28'13,46" O

8 de fevereiro de 2008

Incapacidade Técnica

Acham que pensam que somos idiotas. Quando vem a SABESP ou a Prefeitura fazer um reparo em galerias de água ou esgoto, que ficam embaixo das ruas, eles abrem as ruas, arrumam o problema, mas não têm capacidade de deixar do jeito que estava. Essa rua foi aberta diversas vezes, e agora parece um terreno lunar com crateras por todo lado. Isso é um desleixo, uma afronta ao cidadão que paga seus impostos e quer ter o direito de ter uma rua transitável e bonita.

5 de fevereiro de 2008

Retratos da Negligência

Essa foto foi tirada em 28 de novembro de 2007 na Vila Mirim. Foi motivo de comentário no programa Manhã Bandeirantes da rádio Bandeirantes. A mesma foi publicada nesse blog, mas nada foi feito.




Dia 16 de janeiro de 2008 fiz essa outra foto. Pode-se perceber que alguém está tentando arrancar essas tampas de ferro. Mas ninguém fez nada.










3 de fevereiro de 2008. Falta pouco para conseguirem arrancar as tampas. Essa em especial está afundada. Mais alguns dias e o ladrão a levará e resultado será um buraco enorme, pronto para engolir gente e prejuízo ao patrimônio público.

4 de fevereiro de 2008

Calçadão, Um Projeto Mambembe

Tem lugares que dá até desgosto passar. Um deles é esse no Jardim Caiçara. O que não entendo é o porquê de tanto desleixo. Isso está há anos assim e ninguém faz nada para melhorar. É um absurdo essa acomodação de nossos governantes. É um absurdo esse terreno baldio no meio do calçadão.


Um administrador de cidade deveria estar preocupado pensando todo santo dia o que e como fazer o melhor para quem o elegeu. O problema é que o calçadão é simplesmente cortado, termina, pára, num trecho e o povo tem que caminhar por cima do jardim. Na foto acima, se você clicar, verá dois guardas lá na frente andando sobre a grama.

Certamente esse terreno enorme, num cidade da Europa ou dos EUA, daria um belo parque, com playground, talvez uma quadra de tênis, ou uma arena para alegrar os finais de semana com boa música ou teatro. Mas a falta de imaginação de nossos governantes emperra o nosso desenvolvimento intelectual. Não é falta de dinheiro pois a Prefeitura tem um orçamento, um dinheiro para gastar, que ultrapassa os quinhentos milhões de reais.

2 de fevereiro de 2008

O Exemplo Começa Em Casa

Quem tem acompanhado o trabalho aqui deve ficar imaginando o porquê desses e tantos outros problemas em Praia Grande. Eu também. Essa semana estive junto a sede do Governo Municipal. Dando uma volta em torno do prédio, percebe-se onde está a raíz da mal conservação do patrimônio público.

Veja com cuidado essas duas fotos. A fachada do prédio só no reboque. As letras faltando e a tentativa de disfarçar a falta. É assim que se cuida do patrimônio do povo levantado às duras penas do pagamento de IPTU?




No estacionamento da Prefeitura podemos encontrar mato e lixo empurrado para o fundo do mesmo. Será que tudo isso é falta de dinheiro? Será que numa cidadezinha no interior da Alemanha ou Inglaterra é assim também? Quando se pensa em países de primeiro mundo, chego a conclusão que eles os são pela educação que têm e não só pelo poder econômico.

1 de fevereiro de 2008

Ciclovia Mal Concebida II

Dando continuidade ao meu levantamento a respeito de minhas afirmações de que a ciclovia foi mal projetada, repare na foto ao lado. Basta chover para que a ciclovia fique alagada. Esqueceu-se que chove no Brasil e principalmente em Praia Grande e não tiveram a idéia de colocar ralos para escoar a água empossada da chuva.