29 de novembro de 2008

O Blog está fazendo um ano

Nosso primeiro aniversário

No dia 29/11/2007 foi publicada a primeira foto que deu origem a esse blog que vocês estão lendo. Inicialmente foi um protesto que fiz pois passei por anos no mesmo local (a Ciclovia) e via que ninguém fazia nada para fechar um buraco que ali estava sempre olhando para mim. Na época eu não tinha máquina fotográfica e consegui uma emprestada para fazer a reclamação no Jornal A Tribuna porque no site do havia (e há) um serviço chamado Foto-Leitor para receber e publicar fotos que os leitores enviam para lá a fim relatando uma curiosidade para dividir com os milhares de internautas que passam por lá. Então fui até o local para tirar a foto do buraco mas enquanto eu estava pedalando pela ciclovia encontrei tantos problemas (que expus aqui) que achei que a Tribuna não iria publicar tudo que eu tinha para reclamar e resolvi criar um Blog pois um monte de gente utilizava esse serviço como um meio de manifestar sobre tudo, e reclamações também. Então um dia me meti a tentar fazer um blog e lendo sobre blogs no Google, percebi que era o mesmo que editar um texto e num dia já sabia quase tudo sobre blogs.

Blog pronto, era preciso fazer com que alguém saiba que ele existe para conhecê-lo. Escrevi para a Tribuna contando a existência do mesmo e não deu outra: no dia 06 de janeiro de 2008 foi publicado na contra capa do Jornal informando da existência do blog na coluna Dia a Dia e por causa disso choveu de gente escrevendo e telefonando fora o pessoal onde trabalho (mais de 4.000 funcionários) que queria saber o endereço e participar. Nesse mesmo mês que foi publicado na Tribuna, eu enviei um e-mail ao apresentador do programa Manhã Bandeirantes da rádio Bandeirantes, José Nello Marques, que entrou no blog e fez vários comentários positivos ao vivo sobre o trabalho e muitos ouvintes perguntaram o endereço do mesmo e assim aumentou mais ainda o tráfego no blog.

Histórias à parte, entendo hoje que o blog tem dois objetivos:

1º) Levar ao conhecimento da população dos problemas que a cidade tem de forma clara e objetiva através de fotos para que não pairam dúvidas sobre o que se mostra e comenta aqui.;

2º) Sensibilizar as autoridades competentes dos problemas existentes a fim de que tais problemas sejam solucionados.

O segundo objetivo é o mais difícil porque não depende de mim e sim da vontade do Administrador. Destaco aqui que obras importantes foram feitas e estão sendo feitas para minimizar a angústia daqueles que sofrem pelas situações precárias apontadas neste blog.

Pude perceber que a Prefeitura não é culpada por tudo que acontece em Praia Grande, mas sim a SABESP. Quando isso acontece, essa empresa demora para dar uma solução, e se ninguém reclamar, aí que não fazem nada mesmo. Acho que a Prefeitura deveria encontrar uma forma de acionar a SABESP, acredito que judicialmente, através de seus procuradores, a fim de que a SABESP resolva questões de sua alçada ou mesmo, a Prefeitura poderia fazer o serviço e mandar a conta para a empresa (não sei se isso é possível). O que não pode é não fazer nada. Muitos problemas acabam dando origem a outros problemas - como é o exemplo na ciclovia na Vila Mirim em frente da piscina coberta. O buraco que está naquele local há mais de um ano deu origem a outros buracos na ciclovia e está rachando a calçadãop dos dois lados.

Por que só reclamo?

O motivo para eu só reclamar é porque já tem quem faça propaganda para enaltecer a Administração e a Praia Grande. No site da Prefeitura, obviamente não se encontram os problemas aqui expostos. Existem ainda as propagandas, os anúncios em jornais e revistas sobre a Praia Grande.

O orçamento da Prefeitura para 2009 será de mais de quinhentos milhões de reais. Portanto, para que vou ficar enaltecendo o trabalho dos políticos de Praia Grande se eles já contam com milhões de reais para gastar em publicidade e propaganda?

E quem sou eu? Apenas alguém que viveu na Europa que sonha ser possível implantar nesta cidade um sistema de qualidade máxima onde até os mínimos detalhes que possam aborrecer a população seriam encontrados e corrigidos de forma rápida e econômica.

Qual o meu orçamento para fazer este Blog? Minha força de vontade de se exercitar andando de bicicleta (depois quando chego do trabalho) e uma máquina fotográfica que custa por volta de duzentos reais.

De que adiantaria então eu pegar o pouco tempo que tenho livre para sair por aí bajulando os políticos daqui se eles não cooperam com a sociedade?


Enquanto existirem problemas, vou reclamar.
Não terei o que reclamar quando não houver problemas.

Sem crise pois o Natal está chegando.

3 comentários:

Anna Pimeys disse...

Olá Franz, deixei um comentário num post q fiz lá no blog, mas queria vim aqui para parabenizá-lo 'diretamente' ^^

Parabéns pelo ótimo trabalho q fez, faz, e irá continuar fazendo para esse blog sempre estar atualizado com os problemas da nossa cidade.

E tomara q num futuro relativamente breve, os problemas já relatados comecem a ser resolvidos. E q vc possa enfim fazer posts agradecendo e elogiando a boa vontade dos q resolverem os problemas o/

q o blog complete mais anos e continue a fazer sucesso ^_^

vou indo.
Até,
Ana

Anônimo disse...

Fraz,


será que dava para colocar todos os contratos de R$ 150.000,00 em um só post?
Assim dá para ver que todos eles um objeto vago, impossível de ser fiscalizado.
Aqui vais mais um:

CONTRATANTE: PREFEITURA DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA
DE PRAIA GRANDE;
CONTRATADA: PRAIATERRA CONSTRUTORA
LTDA;
OBJETO: Contrato 176/08 de Prestação de Serviços de
Engenharia, visando a “Limpeza de Valas em Ruas sem
Pavimento”;
VALOR: R$ 148.492,69; PRAZO: 90 dias;
DOTAÇÃO: 11.17.00/15.452.5002.2086/3.3.90.39.99 desp 446;
DATA DA ASSINATURA: 14/11/08; PROCESSO: 18511/08

Anônimo disse...

Vai começar a prorrogação de contratos de locação por mais 5 anos. Assim, mesmo que o novo prefeito não possa assumir, Chefe mór tem garantido seus aluguéis.

LOCATÁRIA: PREFEITURA DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE PRAIA GRANDE;
LOCADORA: A.D. AGUIAR LOCAÇÕES LTDA;
OBJETO: Termo de Prorrogação por mais 05 anos, a partir de
05/11/08, do Contrato 123/04 de Locação não Residencial, firmado
em 05/11/03;
DATA DA ASSINATURA: 04/11/08; PROCESSO: 1001/03