3 de agosto de 2008

Obras na Avenida Costa e Silva



Praia Grande é uma cidade cheia de contrastes. Temos diversas ruas e avenidas que homenageia ditadores, torturadores, corruptos, violentos, pessoas que censuravam a imprensa para o povo saber o que acontecia no Brasil e no mundo. Enfim, homenageamos protagonistas que barbarizaram tudo e a todos que fossem contra os seus mandos e desmandos. E o interessante que por essas ruas e avenidas temos duas principais que é a avenida da praia, a Castelo Branco por onde passam talvez as mais belas mulheres do Brasil com seus trajes minúsculos que na ditadura seriam passíveis de serem detidas por anti-democratas do governo. A outra avenida muito conhecida e a Costa e Silva e é para essa avenida que gostaria de chamar a sua atenção.

A Prefeitura está fazendo um serviço curioso nessa avenida. Inicialmente pensei que estava substituindo o asfalto por um piso. Na verdade estão acrescentando em cima do asfalto areia e depois cobrindo com esse piso estranho. Vejam nas duas fotos abaixo.


Eu confesso que sou leigo no assunto de engenharia civil, mas como a Constituição me permite, gostaria de dizer o que está em meus pensamentos ao ver essa obra.

Primeiramente percebo a drenagem, o escoamento da água da chuva, não vai existir com esse método que optaram pois a água jamais chegará ao solo porque o asfalto foi mantido e a água irá parar entre essas pedras e o asfalto, ou seja, na areia. Como existem bordas entre uma pedra e outra, a água vai se acumular e vai empurrar a areia para essas bordas fazendo com que haja verdadeiros pontos ocos entre o piso e o asfalto. Como ali passam muitos veículos pesados, a tendência é afundar, rachar e quebrar o piso.

Mais uma vez, se não fosse leigo no assunto, diria que essa areia se parece muito com a areia da praia. A areia é muito fina, diferente daquela mais branca que conheço como areia de construção.


Diante desse fato, com meu achismo puro, diria essa areia fina terá maior facilidade em passar entre as pedras e escoar com a água da chuva para o bueiro mais próximo (que não estiver entupido).

Dessa vez deu para registrar tudo e o tempo vai dizer se esse método utilizado é bom para o dinheiro público. Como tenho demonstrado aqui no Blog, a Prefeitura não tem aptidão para conservar, só para construir e o que se constrói sem a devia manutenção, é gasto inútil para o povo.

Nenhum comentário: