9 de junho de 2008

Reurbanização da Av. Presidente Kennedy

Lendo A Tribuna desta última sexta-feira, dia 06/06, percebi que o governo do Estado de São Paulo vai liberar R$ 6.936.013,05 para fazer a reurbananização da Kennedy. Neste mesmo dia escrevi uma mensagem para ser publicada na Coluna do Leitor da A Tribuna que transcrevo abaixo:

Liberação de Verbas à Praia Grande

A Tribuna desta sexta-feira, dia 06, li que Praia Grande receberá quase sete milhões de reais para reurbanizar a Kennedy. Eu gostaria de sugerir ao prefeito Mourão que fosse colocado no site da prefeitura uma página específica sobre a execução desse repasse: termo de convênio do repasse, movimentação da conta bancária onde está sendo depositado as parcelas dos repasses, edital de licitação, ato de adjudicação, pagamento dos fornecedores, cópia da prestação de contas, fotografias do andamento das obras, e que se abra uma opção para a população fazer comentário enquanto a obra está sendo executada. Particularmente eu gostaria de saber da qualidade do material a ser usado porque seria importante que durasse por muitos anos. Eu gostaria de sugerir que fosse dado a chance de representantes dos moradores, não ligados à Administração e nem aos políticos da cidade, acompanharem a obra e eu gostaria de participar.

Sábado, novamente lendo A Tribuna, deparei-me com o edital de concorrência pública. Fui procurar no site da prefeitura o edital e não encontrei, então transcrevo abaixo o da A Tribuna:

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
Estado de São Paulo
CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 017/08

OBJETO: "REURBANIZAÇÃO DA AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY, NOS BAIRROS BOQUEIRÃO, GUILHERMINA, AVIAÇÃO, TUPI, OCIAN E MIRIM, MEDIANTE A EXECUÇÃO DAS SEGUINTES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ENTRE OUTRAS: EXECUÇÃO DE CBUQ, BINDER, RECAPEAMENTO ASFÁLTICO ESTRUTURADO COM MANTA GEOTEXTIL, BASE DE BRITA GRADUADA, GUIAS E SARJETAS EXTRUSADAS EM CONCRETO, DRENAGEM EM TUBOS DE CONCRETO, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO, REMANEJAMENTO DE REDE DE ÁGUA E DE ESGOTO" Tipo: menor preço Regime de execução: empreitada por preços unitários Processo Administrativo: 10.328/2008 Data e horário da licitação: 11/07/2008 às 10:00 hs. Legislação: Lei Federal n.º 8.666/93, suas alterações e normas complementares, inclusive o disposto na Lei nº 9.648/98, Lei Federal nº 4.320/64, Lei Complementar Federal nº 101/00, Lei Federal nº 10.028/ 00, Lei Federal nº 11.079/04, Lei Complementar Federal nº 123 de 14/12/06, Lei Complementar Municipal nº 378/03, Lei Complementar Municipal nº 401/04, e demais legislações pertinentes a matéria. O Edital completo poderá ser consultado na Secretaria de Obras Públicas ­ SEOP ­ Coordenadoria Administrativa e de Controle de Obras e Serviços de Engenharia, sito à Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000 ­ mirim/praia grande, Cep 11.704-900, palácio são francisco de assis, telefone (0xx13) ­ 34962148 ­ fax (0xx13) 3496-2136, e-mail: seop2@praiagrande.sp.gov.br , podendo ser adquiridos mediante pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais) para o caderno de licitação fornecido na forma digitalizada em cd, à partir do dia 09/06/2008 no horário das 13:30 às 15:00 hs e nos demais dias úteis das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 15:00 hs.

Praia Grande, 05 de Junho de 2008.
Luiz Fernando Lopes
Secretário de Obras Públicas


Eu destaquei em vermelho o que me chamou a atenção. Minha dúvida: isso é o melhor que existe para que o asfalto não esfarele e não ondule? Vamos ver quem vai ganhar a concorrência e espero que haja total transparência nessa questão. Espero também que a empreiteira que vencer realize a obra e não contrate outra para fazer a obra (subcontratação).

Eu gostaria muito de conhecer gente do ramo para podermos melhor chamar a atenção da sociedade quando se perceber algo errado. Eu sou especialista em finanças públicas, e gostaria de conhecer engenheiros, arquitetos, advogados, professores, médicos, etc. - não se percam pelo gênero pois incluo também profissionais do sexo feminino... Há tantos profissionais aposentados aqui na Praia Grande e bem que poderiam emprestar o seu conhecimento para que esse grande condomínio chamado Estância Balneária de Praia Grande seja um lugar racional de se viver.

5 comentários:

Anna Pimeys disse...

Olá! Gostei muito de achar seu blog por via do orkut, (estava procurando material para um trabalho sobre a Vila Tupy, coisa q aliás, não encontrei.) tenho certeza q, se mais pessoas se preocupassem com a cidade como vc se preocupa, estaríamos em uma melhor situação... Até mais, Ana.

FRANZ disse...

Olá Ana,
Eu tenho um mapa em formato PDF de toda Praia Grande com ruas, avenidas, praças e escolas. Talvez você fazendo um apanhado geral, pode falar estatisticamente do bairro. Pode também falar dos problemas também. Qualquer coisa, entre em contato que mando por e-mail o que tenho.

Anônimo disse...

É Franz, a situação não tá fácil não. Enfim, quanto à reurbanização da Kennedy já estava mais do que na hora de sair´, não é mesmo? Aliás, gostaria de levantar a questão sobre a demora nas obras da cidade. Este ano era o Ano da Cultura??? Meu Deus! Imagine se não fosse! É isso aí, parabéns mais uma vez pelo seu trabalho. Quando eu me formar, pois faço faculdade no interior, já que as opções de públicas na Baixada são mínimas, e retornar à Praia Grande, vou tentar ajudar ainda mais tb.

FRANZ disse...

Olá Gabriel,

Quanto ao Ano da Cultura, estão inaugurando o Palácio das Artes. Você deve saber onde fica. O local é aquele prédio que nada ia para frente. A última coisa que tentaram fazer lá foi um material de construções. Estou falando daquele prédio em frente a antena da Tribuna no Tude Bastos. Aquele lugar é muito fedido, mal-cheiroso, por causa do curtume que lá existe. É um lugar que eu não montaria um cemitério lá. Provavelmente o prédio condenado era de um empresário amigo que conseguiu vendê-lo e recebeu dinheiro público de monte. Na comunidade Praia Grande Tudo Acontece eu venho postando as aberrações da prefeitura. Lá tem sobre o "lustre" que colocaram nesse "palácio". Na verdade, estão cuspindo na nossa cara.

FRANZ disse...

Hoje, dia 16/06, A Tribuna publicou a minha carta que postei nesse artigo.